Foto: Renata Medina (Inter-SM)/Divulgação

Inter-SM e Veranópolis entraram em campo na noite desta quinta-feira (18), pelo jogo de volta das quartas de final da Divisão de Acesso. Aos olhos do torcedor, que compareceu em peso no Estádio Presidente Vargas, o Alvirrubro fez o dever de casa e venceu por 1 a 0, com gol marcado após falha do setor defensivo do time da Serra, que foi assinalado para Michel, ainda no primeiro tempo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com a vitória, o Inter-SM avançou para a semifinal e agora tem a chance de disputar uma vaga no Gauchão Série A após cinco anos. O adversário é um velho conhecido: o Pelotas, que venceu o Glória de Vacaria, na quarta-feira (17), nos pênaltis. O jogo de ida será em terras pelotenses, na segunda-feira (22) e a grande decisão será na Baixada no dia 28 de julho.
O jogo
Primeiro tempo
Antes da bola rolar, já era possível sentir o clima de decisão. O time santa-mariense foi recepcionado com uma grande festa pelos torcedores ao chegar na Baixada.
Nos minutos iniciais de partida, o Inter-SM apresentou um ritmo intenso, com troca de passes, jogadas ofensivas e impondo o jogo. Logo aos 14 minutos, o placar foi aberto após cobrança de escanteio. A bola desviou dentro da área e Léo Santos, do VEC, mandou para o fundo das redes. A arbitragem assinalou o gol para o atacante alvirrubro Michel, que desviou a bola, 1 a 0.
O gol marcado deu tranquilidade à equipe da casa e forçou o Veranópolis a sair para o confronto. A primeira chegada no ataque do time da Serra ocorreu somente depois dos 27 minutos.
O restante da primeira etapa foi marcada por um domínio do Inter-SM, que estava à frente do placar. A equipe recuou e reforçou a parte defensiva, sem deixar o adversário avançar. Já o Veranópolis chegou a ter mais posse de bola, porém esbarrava na marcação e não tinha êxito nas jogadas.
Segundo tempo
O Veranópolis retornou mais ligado na partida, com uma postura extremamente ofensiva, com mais posse de bola e chegando ao ataque, principalmente com Rafael Mineiro, o artilheiro da competição. Já o Inter-SM, com menos posse de bola, não conseguia avançar. Por isso, o técnico Daniel Franco mexeu pela primeira vez no time reforçar a marcação no meio de campo e assim, impedir o avanço adversário.
Com o passar dos minutos, a intensidade do time da Serra permanecia. Aos 25, o goleiro alvirrubro Rafael Copeti precisou fazer uma grande defesa após chute cruzado. Porém, a rede não balançava.
O atacante Pepeto, que entrou no segundo tempo, protagonizou as principais jogadas do Inter-SM, com avanços, dribles e cruzamentos para a área. Foi ele que, em jogada ofensiva, deixou Michel livre para marcar o segundo gol, aos 32, porém o lance foi anulado pela arbitragem.
A partir dos 40 minutos, a torcida presente na Baixada passou a fazer ainda mais barulho e deu o fôlego necessário que o time precisava para cessar a intensidade adversária. O Veranópolis foi para o "tudo ou nada" e insistia por meio de lançamentos para área, mas o Inter-SM, totalmente recuado, só pensava em manter o resultado a seu favor.
E foi assim, após cinco minutos de acréscimo, que o juíz apitou o fim de partida e decretou o placar de 1 a 0. Mais que uma vitória, o gol marcado ainda no primeiro tempo garantiu a ida para a semifinal da Divisão de Acesso após cinco anos de espera, para a festa dos mais de 5,2 mil torcedores presentes na Baixada.
Reencontro com um velho conhecido na semifinal
A última vez que a equipe santa-mariense viveu uma fase tão decisiva foi em 2018, quando enfrentou o Pelotas, nas semifinais do mesmo campeonato, mas foi eliminado com duas derrotas e viu a vaga escapar. No último ano que conquistou o acesso, em 2007, o adversário também foi a equipe pelotense.
Reencontro no mata-mata
Inter-SM e Pelotas já se enfrentaram nesta Divisão de Acesso, mais precisamente na 14º e última rodada da fase de grupos. Na tarde chuvosa do dia 10 de julho, as equipes duelaram no Estádio Presidente Vargas e o Alvirrubro teve a chance de eliminar o adversário, porém não conseguiu.
Após sair vencendo por 2 a 0, o Inter-SM cedeu o empate e o jogo terminou em 2 a 2. O resultado teve uma sensação de derrota para o time, que já estava classificado para as quartas, mas precisava vencer para avançar como líder do Grupo B, o que não aconteceu.
Resultados das quartas de final da Divisão de Acesso
- Quarta (17): Glória de Vacaria 2 x 2 Pelotas (nos pênaltis, 3 x 2 para o Lobo, que avançou para a semi)
- Quarta (17): Monsoon 2 x 1 União Frederiquense (no jogo de ida, o jogo foi 1 x 1; Monsoon classificado)
- Quinta (18): Inter-SM 1 x 0 Veranópolis (jogo de ida, 0x0; Inter-SM classificado)
- Quinta (18): Passo Fundo 2 x 1 Lajeadense (nos pênaltis, Passo Fundo 5 x 3 para o Passo Fundo, que se classificou)
Confrontos definidos das semifinais
- Inter-SM x Pelotas (jogo de ida: 22 de julho)
- Monsoon x Passo Fundo (jogo de ida: 21 de julho)
Os jogos de ida devem ser disputados neste domingo (21) e segunda-feira (22), enquanto os confrontos de volta no dia 28 de julho.